Nesse conteúdo, falaremos sobre a parte mais importante do carro: o motor. Depois de comprar o primeiro carro, a gente percebe que ser motorista exige muitos cuidados, não é? Ser relapso com o veículo pode acabar gerando muitos custos, que poderiam ter sido evitados, além de colocar os passageiros do veículo em risco.

Estar atento ao motor faz parte desses cuidados. Tenha certeza que ele estará funcionando da melhor forma e evite problemas, defeitos e, claro, ficar parado no meio do caminho.

Confira quantos km o motor de um carro dura e anote nossas dicas para fazê-lo durar o máximo possível!

Como saber a qualidade do motor?

Ao contrário do que se ouve por aí, a quilometragem de um motor não é a única forma de avaliar sua vida útil, mas acaba sendo a maneira mais fácil. O desgaste dessa peça acontece por diversos fatores, por exemplo: a velocidade que o carro costuma correr e por quanto tempo o motor fica ligado.
Por isso, não existe um número exato, apenas uma estimativa de que um motor pode rodar 200 mil km. Mas saiba que ele é capaz de rodar muito mais do que isso. Além da quilometragem, fique atento ao estado de conservação do motor. Mantê-lo sempre bem cuidado, tendo uma boa conduta ao dirigir, vai aumentar sua vida útil.

Boas práticas que prolongam a vida útil do motor

1- Faça manutenções preventivas

Manutenções são sempre uma das principais maneiras de evitar qualquer tipo de acidente. É aquele ditado: melhor prevenir do que remediar. As manutenções preventivas são de extrema importância para aumentar a capacidade de quilometragem do motor. Aliás, não só do motor, mas de todo o carro.
Se prevenir contra riscos, fazendo pequenos reparos, evita vários problemas. Um deles é o prejuízo. Todo mundo sabe que quando o automóvel apresenta defeito, o custo de conserto vai ser alto.
Além disso, ficar sem carro repentinamente é um baita transtorno. Você acaba na mão, tendo que pegar ônibus ou procurar alguma outra forma de se locomover.

2- Vá com calma: o motor não funciona à base da sua força

Os primeiros 1.500km devem ser rodados com cautela. Fique fora das rodovias e dirija com calma, mantendo a rotação baixa.
Lembre-se de trocar a marcha sem ultrapassar 3.500rpm, dirija em velocidades variadas, mas sempre fazendo acelerações progressivas.

3- Troque o filtro com frequência

Filtros de óleo são peças baratas e, por isso, não tem desculpa para você procrastinar sua troca, o óleo acabar ou chegar na validade de troca. Sempre que o fluído acabar, troque o filtro, isso é fundamental para a conservação do motor.

4- Escolha o melhor, não o mais barato

Você não beberia uma água de origem duvidosa só porque tem o menor preço, não é? Faça o mesmo pelo seu carro. Utilizar óleo e combustível sem qualidade vão danificar o motor e o carro de uma maneira irreversível. Isso não vai acontecer de uma hora para outro, mas, com o tempo, esses fluidos acabam causando problema no veículo.
Troque o óleo periodicamente. Se você dirigir sob condições ruins como: trânsito pesado, regiões com muita poluição e estradas de terra, antecipe essas trocas.
O combustível é o maior gasto para o motorista. Mas o barato pode sair caro ao tentar economizar utilizando combustíveis de baixa qualidade. Por isso, escolha postos com bandeiras confiáveis.

5- Precisou repor? Utilize peça originais

Mais uma vez, o fator “custo” pode acabar gerando prejuízo a longo prazo. Peças sem padrão de qualidade têm ligação direta com a vida útil e o desempenho do motor. Tome cuidado com os componentes que você escolher para o seu veículo. No futuro, a escolha por peças baratas pode acabar saindo caro.

6- Cuidado com o peso excessivo

Fica muito mais exaustivo caminhar carregando um monte de sacolas, você não acha? Com o motor do carro, acontece o mesmo. Levar muito peso exige que o motor faça uma força extra, causando seu desgaste.
Então, leve apenas o necessário e não faça o porta-malas e os assentos do carro de depósito, viu!

7- Não subestime o manual

A falta de hábito de ler manual é tão comum que muitos aparelhos eletrônicos até diminuíram o tamanho dos seus. Mas existe um motivo para as montadoras ainda produzirem manuais para os carros: as informações contidas neles são importantes. Além disso, as dicas de conservação variam de um modelo para outro.

Nossa última dica é: leia, sempre, o manual do seu veículo e ponha em prática suas regras.

 

Infelizmente, não existe uma resposta definitiva para quantos KM dura o motor de um carro. Se existisse, seria muito mais fácil, não é? Mas a durabilidade do motor está muito mais ligada à como os quilômetros foram rodados, do que à quantidade de quilômetros rodados. Esperamos que você não tenha ficado decepcionado, mas que tenha anotado nossas dicas para cuidar melhor do seu veículo e aumentar a vida útil do seu motor.

Mas, se você vacilar e o motor do carro acabar te deixando na mão, conte sempre com a ajuda de um socorro mecânico. Salve os contatos da SOS Canguru, que vamos correr para ajudar:

Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900 
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641 
Formulário do site.

 

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guinchoauto socorrotroca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivotroca de pneus e socorro mecânico de modo geral.