Sempre ouvimos sobre a importância de trocar o óleo do motor do carro, mas poucos de nós sabemos os verdadeiros problemas gerados caso não seja feita a substituição no tempo certo.

Pode acreditar: a troca do óleo não é apenas uma estratégia para os fabricantes continuarem produzindo e vendendo os lubrificantes.
Por isso, neste post vamos explicar a importância da troca de óleo para que você não tenha problemas sérios com o motor do carro.

Como funciona o motor do veículo?

Praticamente todos os motores automotivos modernos funcionam com sistema de lubrificação por cárter úmido, que trabalha com a gravidade. Ou seja, uma bomba leva o óleo até o topo do motor e de lá ele se espalha, lubrificando todos os componentes. Em seguida, ele escorre de volta para o cárter, e o processo recomeça.

Fazer a troca correta do lubrificante garante que ele estará sempre fino e com a viscosidade ideal para fluir pelo motor, evitando o desgaste. O óleo velho fica viscoso demais e pode prejudicar o funcionamento do carro.

A fluidez e a viscosidade são essenciais para evitar danos. Quanto mais viscoso o óleo, menos fluido ele será e mais curto é o seu trajeto.
No entanto, não adianta apenas fazer a troca nos períodos corretos e de acordo com o manual da montadora, é fundamental, também, usar o carro da maneira certa.

Evite, por exemplo, andar curtas distâncias com muita frequência, pois se você utiliza o carro em trajetos curtos demais, vai ligar e desligar o motor com o óleo ainda frio, já que ele não terá tido tempo de alcançar a temperatura ideal para atingir a fluidez necessária e fazer uma boa e rápida lubrificação.

Acompanhe periodicamente se há necessidade de troca de óleo, de preferência sempre que passar em um posto de combustível.

Mas o que pode acontecer se você não fizer a troca do óleo?

Caso a troca do lubrificante não seja feita no momento certo, o motor fundirá, em função do desgaste causado pela falta de lubrificação. Você pode perder o seu carro, caso não faça a troca no tempo certo.

Quando trocar o óleo?

  • Observe o que recomenda o manual do veículo sobre a periodicidade.
  • Acompanhe a quilometragem do carro. Normalmente se aconselha trocar o óleo entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.
  • Analise o lubrificante. Cheque a viscosidade e caso você encontre qualquer tipo de sujeira, lembre-se que isso pode prejudicar o funcionamento do motor.
  • Veja o nível do óleo. O líquido deve ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto.

E se o motor fundir?

É claro que ninguém quer passar pelo problema de um motor fundido por falta de óleo. Mas, caso isso aconteça e você precise recorrer a um serviço de guincho, acione um socorro mecânico profissional.

A SOS Canguru oferece socorro mecânico e muitos outros serviços, como troca de bateria para carro e pneus, abertura de veículo, através de um chaveiro automotivo profissional.

Precisou de ajuda? Recorra à nossa equipe! Tenha consigo os nossos canais de comunicação, para em uma possível emergência, você não ficar na mão! Você poderá falar conosco, através dos telefones (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687, WhatsApp ou formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.