Ninguém gosta de passar pela situação de ficar na mão com o carro no meio da rua. Mas, pior que encarar uma pane do seu veículo, e ainda por cima levar uma multa ou danificar o automóvel por tentar rebocá-lo de forma errada.

Por isso, no caso de qualquer pane com o seu carro, não tente resolver o problema sozinho, mesmo que você ache que entende algo sobre mecânica e elétrica, acione sempre um socorro mecânico, seja particular ou do seu seguro.

Recorra ao serviço de guincho para rebocar o seu carro.

Talvez você não saiba, mas rebocar o carro com cordas ou cabos flexíveis é infração de trânsito média, gerando multa, além de 4 pontos na carteira de habilitação.

E como se não bastasse o prejuízo, você ainda pode provocar um acidente, no caso da corda estourar, por exemplo. O veículo socorrido precisa estar com o motor ligado, para o freio funcionar, ou seja, qualquer descuido pode ser perigoso.

Por isso, mesmo que outro motorista tenha boa vontade e queira ajudá-lo, não aceite, pois ambos podem ser prejudicados e o barato pode sair caro. Transportar o carro dessa maneira só é permitido em casos de emergência, por curtos trechos, até levar o veículo para um local de segurança, longe do tráfego.

O socorro entre dois carros deve ser feito com engate de metal, o chamado ‘cambão’, que deve ser engatado em um puxador de reboque e ser específico para essa finalidade. Não pode ser usada qualquer barra de ferro, por exemplo.

Então, o mais prático, seguro e responsável é acionar um socorro mecânico quando seu veículo te deixar na mão. Dessa forma, você não coloca a vida de ninguém em risco, além de eliminar a possibilidade de prejuízos e de perder a habilitação.

Câmbio automático: cuidado redobrado

Para carros automáticos, principalmente, é recomendado o reboque em guinchos de plataforma, aqueles em que o automóvel fica com as quatro rodas paradas sobre o caminhão.

Pode haver problemas mecânicos se um carro automático for socorrido por muito tempo com as rodas responsáveis pela tração girando com o motor desligado. Se for extremamente necessário levar um carro automático com as rodas rodando, o motorista deve colocar a alavanca na posição “N”. Mesmo assim, ele não pode rodar mais do que três ou quatro quilômetros dessa forma, sob o risco de danos nos componentes da caixa de câmbio.

Chame profissionais!

Então, como vimos, parece corriqueiro e fácil resolver o problema de um carro que deu pane, apenas com uma corda ou um cabo. Mas, a verdade é que essa atitude pode causar sérios transtornos para você e para os outros.

Por isso, não pense duas vezes, se o carro precisar ser guinchado, acione um socorro mecânico profissional para levá-lo a um local seguro ou para a sua oficina de confiança. A S.O.S Canguru já socorreu muitos clientes, em anos de existência e pode te ajudar em alguma situação ruim! Entre em contato com a nossa equipe, através do telefone (13) 97424-0900 ou formulário do nosso site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.