Praticamente todos nós já passamos por uma situação em que o carro para de funcionar de repente e nós não conseguimos identificar o motivo. Simplesmente o carro não pega. E muitas vezes a pane ocorre em lugares inapropriados, em meio à madrugada ou quando estamos atrasados para um compromisso. Nada mais frustrante e desesperador, não é?
É claro que é fundamental que você respeite os prazos de revisão e mantenha as manutenções do veículo em dia.
Ninguém está livre de imprevistos, mas cuidar bem do veículo reduz as chances de ter problemas como ele.
Para que você tenha pelo menos uma ideia do que pode ter ocasionado a pane no seu veículo, preparamos esse post com os principais problemas automotivos.
Por que o carro parou?
01 – Pode ser o motor
Para o carro funcionar, o motor precisa de três coisas: combustível, oxigênio e calor, este produzido por uma centelha gerada no momento da partida, quando você ‘gira a chave’. O trabalho em conjunto destes três itens gera a combustão, que começa a movimentar os pistões e é realimentada com combustível.
Caso esse mecanismo falhe ou haja algum problema com um desses três itens, o carro não pega.
Como identificar o problema?
02- Painel e combustível
O combustível deve receber atenção especial do motorista, já que sem ele o seu carro não irá funcionar. Primeiramente, cheque no painel se o nível é suficiente e nunca deixe o veículo totalmente sem combustível, pois isso pode danificar seriamente a parte mecânica, além de ser uma infração de trânsito (com aplicação de multa).
O painel também informa outros problemas no veículo, como superaquecimento ou caso sua chave codificada não tenha sido identificada, algo que pode ser resolvido retirando-a e inserindo-a novamente.
03- Bateria
É claro que um carro sem bateria não dará a partida, ou seja, é importante estar sempre atento a falhas elétricas no seu veículo. Se notar algum comportamento estranho, verifique se a bateria não está no fim da vida útil e faça a substituição.
Se o veículo não ligar, você também deve checar se o painel está acendendo ao girar a chave. Isso pode significar alguma complicação na bateria.
04- Interruptor da ignição
A ignição é parte do sistema de partida e se ela queimar, o carro não irá ligar. Para checar o seu funcionamento, verifique se ocorre algum ruído quando você gira a chave. Se não houver ruído, pode ser que o interruptor tenha queimado.
05- Velas de ignição
Se aparentemente não há problemas, mas, ainda assim o carro não liga, o problema pode ser nas velas de ignição. Elas podem estar entupidas, impedindo o funcionamento adequado do sistema. A limpeza não é tão complicada e pode ser feita até mesmo em casa.
06- Alarmes
Muito cuidado com a instalação do sistema de alarmes, pois no caso de ter sido feita por profissionais inexperientes ou de forma errada, pode acabar danificando a memória do módulo de injeção, interrompendo sua alimentação.
Por isso, é fundamental manter a manutenção do veículo em dia e só levá-lo em profissionais especializados, para evitar transtornos. Acompanhe de perto os prazos de validade de itens como óleo e filtros, além de garantir que as peças substituídas sejam de boa qualidade.
Se você depende do seu veículo, cuide dele, para que ele não deixe você na mão quando mais precisar. E em caso de problemas inesperados, use o serviço de autossocorro. Evite mexer no que não entende, pois você pode piorar a situação e ainda causar um acidente. Acione uma empresa de guincho de confiança e evite ainda mais transtornos.
______________
A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.