A bateria do carro é uma das peças mais importantes para uma melhor performance do automóvel, isso porque, ela é o componente que dá condições de partida ao motor e que permite o funcionamento de outras ferramentas do veículo.

Sem a bateria automotiva, o carro não anda, pois é ela quem fornece energia ao veículo. Já contamos em outro texto, que rádio, sistema elétrico, alarmes entre outros itens, consomem energia mesmo que o carro esteja parado.

Qual é o tempo médio de vida útil da bateria automotiva?

Analisando a grande relevância que a bateria de carro tem, é extremamente importante que ela sempre seja bem cuidada e conservada.

As baterias automotivas tem uma vida útil, podendo ultrapassar, aproximadamente 2 anos. Óbvio que depende do modelo que foi comprado para veículo e maneira como é cuidada.

Caso ela seja bem conservada, a bateria pode estender seu prazo máximo de validade, sem maiores problemas. A manutenção automotiva preventiva colabora muito para evitar o desgaste prematuro da mesma.

Atitudes que ajudam conservar a bateria do carro

Além da manutenção, algumas providências podem colaborar com a boa conservação da bateria do seu carro. Confira a lista abaixo:

1. Invista em alarmes de boa qualidade

Dispositivos de seguranças – famosos rastreadores e alarmes – de qualidade duvidosa, podem prejudicar a bateria do seu carro. Isso porque, eles ”roubam” para si muita corrente elétrica, fazendo com que a bateria descarregue mais rápido, reduzindo sua vida útil.

Quando você investe em alarmes e rastreadores de melhor qualidade, evita esse desgaste e não sobrecarrega tanto a bateria do carro, aumentando sua durabilidade.

2. Dê partida no carro, com cautela!

Tem gente que não se liga nisso, mas é uma pequena atitude que contribui significativamente com a bateria: ao dar a partida no seu carro, observe se tudo está desligado.

Luz interna, ar condicionado, faróis, rádio, não podem estar ativos quando você ligar seu automóvel. Ao ligarmos esses itens, antes de dar partida no carro, sobrecarregamos as correntes de stand by, podendo comprometer assim, a bateria que é responsável pelo fornecimento de energia.

3. Inspecionar a bateria do carro com frequência.

Os terminais da bateria deverão ser mantidos limpos, além de serem revisados com frequência. O intervalo ideal entre o teste de manutenção da bateria é entre 1 a 3 meses cada.

Qualquer anormalidade merece atenção!

Qualquer sinal suspeito apresentado pelo seu automóvel, é aconselhado recorrer a um profissional. Isso porque, muitas vezes nós podemos tomar todos os cuidados possíveis mas devido a fatores externos a troca da bateria é a única solução.

É importante ficar atento a validade da garantia da bateria, pois muitas possuem um Termo de Garantia, que dá o direito ao consumidor de passar na loja em que foi comprada, em até 90 dias para testar sua qualidade. Outro bom conselho para quem é dono de automóvel (e que precisou comprar uma bateria nova) é ler as instruções de uso que acompanham a garantia.

Consulte o manual do automóvel, na parte em que é comentado sobre a bateria. Lá, você terá dicas de boas condutas específicas do seu veículo. Além disso, ao comprar um carro, principalmente os seminovos, realize testes na bateria.

Lembre-se, não passe aperto caso sua bateria te deixe na mão, entre em contato com uma empresa de socorro mecânico de confiança.

Tenha na mão contato de um auto socorro de confiança!

Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900 
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641 
Formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, auto socorro, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.