O motor do carro ferveu, e agora? Poucas pessoas sabem como agir em uma situação como essa, que pode ser uma pane perigosa e trazer sérios riscos e prejuízo.

O superaquecimento do motor é uma das panes mais perigosas que um motorista pode sofrer durante a condução de um veículo e nesses casos, é muito comum que o motorista se desespere por não saber como agir.

Por isso, nesse post, vamos explicar quais procedimentos devem ser tomados em caso de superaquecimento do motor.

Apesar de ser bastante frequente nas cidades brasileiras, o superaquecimento do motor pode causar sérios danos ao funcionamento do carro e até mesmo iniciar um incêndio. Por isso, é indiscutível a importância do motorista ter sempre um extintor no veículo, dentro da data de validade.

Mas por que o motor do carro ferve?

Toda a água que circula pelo interior do motor do carro é resfriada pelo radiador, para evitar que a temperatura ultrapasse os 90º C, que é a temperatura máxima recomendada pela maioria dos fabricantes.

Quaisquer defeitos no carburador podem fazer com que essa água esquente demais e, com isso, danifique a junta, empene o cabeçote ou até mesmo faça o motor fundir.

O motor do veículo também pode esquentar demais por problemas na correia da ventoinha, na bomba de água, panes elétricas, perda de líquido de arrefecimento, vazamentos e por vários outros motivos.

A falta de manutenção preventiva é um dos principais motivos para que ocorram grande parte desses problemas. Por isso, é fundamental que a manutenção seja realizada pelo condutor periodicamente.

O motor ferveu, e agora?

Como todos estamos sujeitos a este contratempo, a SOS Canguru separou algumas dicas de como você deve proceder em caso de superaquecimento do motor.

01 – Pare o carro em local seguro, antes de qualquer coisa. O carro em movimento aumenta as chances de um incêndio. Por isso, mantenha a calma e pare o carro assim que perceber que algo está errado.

02 – Caso não consiga parar o veículo imediatamente, ligue o ar quente na potência máxima. Isso ajuda a drenar o calor do motor até que você consiga um lugar seguro para parar. No entanto, fique atento, pois o carro não pode estar no nível máximo de aquecimento.

03 – Ao estacionar em local seguro, levante imediatamente o capô do carro, onde está o motor, para arejar. Porém, em hipótese alguma abra a tampa do radiador, espere no mínimo 50 minutos para isso, já que a água está quente e sob pressão, podendo gerar queimaduras graves.

04 – Não caia na besteira de jogar água fria no motor, pois a mudança brusca de temperatura pode danifica-lo.

05 – Peça ajuda! Espere o motor esfriar naturalmente e enquanto isso acione imediatamente um profissional qualificado. Se você não tem seguro, ligue para o serviço de reboque e vá até um mecânico de confiança, que irá diagnosticar a causa do problema e fará a correção necessária para que você circule com tranquilidade e segurança.

Dependendo do problema causado, pode ser preciso trocar o motor, se o dano for muito grande. Sendo assim, é fundamental que um profissional avalie as condições e oriente você sobre o que fazer.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.