Constantemente presenciamos mudanças no valor do combustível, muitas vezes ficando com um preço absurdo. Greves que pararam o país foram organizadas por esse motivo.

Além da questão econômica, economizar combustível pode fazer com que você não tenha problemas no meio de uma viagem, por exemplo.

Pensando nisso, listamos logo abaixo algumas dicas para economizar combustível e evitar que você fique na mão, no meio do caminho.

1. Calibrar pneu corretamente

Muita gente desconhece ou não tem noção do quanto os pneus calibrados indevidamente influenciam diretamente no consumo de combustível do automóvel. Esse fato pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível.

Consultar o manual do proprietário e seguir as indicações de calibragem correta, é um bom começo para economizar. Lembre-se que os pneus dianteiros e traseiros devem ser calibrados de modo diferente, e carro pesado ou leve também.

O prazo médio ideal entre uma calibragem e outra é de 15 dias.

2 – Alinhamento pneu

Como ainda estamos falando sobre pneus, impossível não citar sobre a importância em mantê-los alinhados.

Para conseguir ter um exemplo simples e que justifique essa dica, é só você se imaginar fazendo compras em um supermercado, com um carrinho velho. Aqueles bem ruins de empurrar, que você fica gastando força e energia para sair do lugar ou desviar de outro, sabe? Pois bem, com os automóveis acontece a mesma coisa, caso o alinhamento do pneu não esteja bom.

No caso do automóvel, para piorar, ainda há um desgaste desnecessário desses pneus.

O prazo indicado para verificação e manutenção do alinhamento dos pneus é de 10 mil Km.

3. Trocar para o álcool requer sabedoria

Quem é proprietário de um carro flex pode enxergar como vantagem essa autonomia de escolher entre álcool e gasolina. Mas a grande verdade é que, para existir uma economia real é necessário saber a hora certa de realizar essa troca.

Só vale a pena recorrer ao álcool, quando ele estiver, pelo menos, 70% mais barato do que a gasolina. Isso ocorre, porque os automóveis abastecidos com álcool do que os abastecidos com gasolina.

Ou seja, você pode encher o tanque com um investimento menor, quando recorrer ao álcool, porém, esse processo ocorrerá em maior quantidade, podendo sair mais caro muitas vezes.

4. Trocar marcha corretamente

É óbvio que ninguém verifica o manual do carro, para trocar a marcha.. Mas você sabia que dar uma conferida nas instruções, para verificar as velocidades ideais de cada uma pode te ajudar a economizar combustível de maneira significativa?

Isso porque, o consumo aumenta bruscamente tanto quando você está em quinta marcha a 50Km/h ou então chegar a 100Km/h em terceira, por exemplo.

5. Carro pesado gasta mais combustível

Esse parece meio óbvio, mas tem gente que não sabe.. Um carro pesado consome mais combustível, pois seu motor tem que fazer mais força para levar peso.

Atenção, os objetos levados em rack de teto (bicicletas, prancha de surf ou qualquer coisa que vá sobre o teto) também aumentam o consumo de combustível, não só pelo peso, mas devido a resistência do vento, fazendo com que o automóvel perca em aerodinâmica.

Então a nossa dica é: não deixe mochilas, sapatos, bolsas nos bancos traseiros, tampouco objetivos que ficam estocados durante meses no porta-malas. A cada 40Kg, o consumo aumenta em aproximadamente 2%.

6. Gasolina aditivada

A gasolina aditivada, em si, não reduz o consumo por parte do seu automóvel. O que contribui com uma economia a médio prazo, é o fato desse tipo de combustível manter o motor do carro limpo, reduzindo o seu desgaste e fazendo-o desempenhar melhor.

7. Usar ar-condicionado apenas quando necessário

Existem pessoas que utilizam o ar-condicionado independentemente do clima, devido ao conforto e estabilidade de temperatura no ambiente. Além, é óbvio, da sensação de segurança, pelo fato de poder andar com os vidros fechados do carro.

Porém, o ar-condicionado, sozinho, pode ser responsável por até 10% do consumo de combustível. Portanto, se você quer economizar dinheiro, é recomendado que o uso do ar-condicionado seja reduzido.

8. Fique de olho nas velas

Dentre todos os itens de manutenção automotiva, as velas são uma das peças que mais influenciam no consumo excessivo de combustível.

Além de serem trocados dentro do tempo regulamentar, é importante ficar atento a qualquer falha ou sinais que representem que as velas estejam estragadas. Caso isso ocorra, é necessário trocar todo o jogo, já que elas são responsáveis pela geração de energia da câmara de combustão.

9 – Giro do motor requer atenção!

O consumo de combustível aumenta significativamente no giro acima de 2,3 mil e abaixo de 2 mil. Portanto, é importantíssimo procurar mantê-lo sempre nessa faixa.

Mesmo economizando seu carro pode parar no meio do caminho

Agora que você já sabe pequenas medidas que contribuirão em uma maior economia de combustível, corre-se um menor risco do seu automóvel te deixar na mão. Mas, como temos falado aqui, carro, como qualquer máquina, está suscetível a falhas..

Seu automóvel pode estar com alguma peça quebrada, como por exemplo, a boia, o que prejudicará uma consulta correta do nível de combustível do seu tanque, fazendo com que você fique parado no meio do caminho, devido a falta gasolina/álcool. Caso isso ocorra, recorrer aos serviços de socorro mecânico te ajudará a resolver a situação de maneira segura. Procure ter consigo o contato de um profissional de sua confiança, para evitar maiores problemas.

A SOS Canguru está há anos no mercado e já socorreu muita gente que ficou na mão com seu automóvel, na Baixada Santista. Prestamos serviços de guincho, socorro mecânico, troca de bateria, troca de pneus, abertura de carro (através de chaveiro automotivo), entre outros.

Salve ai os contatos da SOS Canguru!

Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900 
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641 
Formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.