A primavera chegou no final do mês passado, mas parece que o inverno não está querendo ir embora de vez.. E essa instabilidade climática que temos vivenciado ultimamente, prejudica, não somente nossa saúde, como também influencia de maneira negativa, o motor do nosso carro. Igualmente ao corpo humano, todo o sistema elétrico automotivo precisa de mais energia para funcionar melhor.

A afirmação dada acima justifica o fato do carro não pegar de primeira ou dar aquelas famosas ”engasgadas” em dias mais frios. Fatalmente você já ouviu falar, que para esses dois problemas as soluções seriam:

  • Dar a partida no automóvel com todos os equipamentos elétricos desligados, como por exemplo: rádio e ar-condicionado;
  • Sair de casa com antecedência de uns 15 min, aproximadamente. Isso permitirá deixar seu automóvel ligado para que o motor fique esquentando por alguns minutos. Assim, seu alternador tem tempo de repor a energia fornecida pela bateria de carro para dar a partida.

‘’Como eu posso evitar problemas com o motor do meu carro em dias frios?’’

Essas duas dicas citadas anteriormente são conhecidas, e como aqui não é lugar de enrolação, mas sim de solucionar problemas, confira a seguir cuidados que você pode ter com o motor do seu carro e que acabarão evitando maiores dores de cabeça!

1. A bateria do carro é uma das mais prejudicadas com as baixas temperaturas

A bateria automotiva é uma das que sofrem mais, quando a temperatura cai, pois o frio reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos.

Para evitar problemas, fique de olho no sistema de partida, de modo que os níveis de combustível estejam satisfatórios em seu reservatório, por exemplo.

Checar o nível de carga da bateria também é necessário, ainda mais pelo fato dela ser mais exigida, aumentando assim, o gasto da sua carga.

Muito provavelmente estará na hora de você realizar a troca de bateria ou dar apenas uma carga, quando o motor responder com lentidão, logo ao ligarmos o carro.

É sempre bom lembrar que, mesmo parado, seu automóvel consome bateria! Isso ocorre porque alguns componentes (rádios, alarme, central de injeção e rastreadores) ficam ligados constantemente, ficando em stand by. Caso você for viajar e quiser deixar seu carro sem uso por aproximadamente um mês, é interessante desconectar o cabo do terminal positivo.

2. Há coisas na vida que não dá para insistir…

Em dias mais frios, é comum o carro não pegar de primeira, e muitas vezes, na correria do dia-a-dia, você acaba insistindo por várias vezes seguidas.

Calma! Isso é compreensível e muito comum, mas saiba que trata-se de um grande erro. Ao insistir repetidas vezes, as velas podem acabar se encharcando, o que causará um grande prejuízo.

O ideal é esperar o combustível evaporar totalmente, para tentar ligar o automóvel novamente. Caso você espere e não dê certo, é indicada uma visita a um mecânico de sua confiança..

A troca das velas deverá ser realizada dentro do tempo regulamentar indicado no manual do carro, que normalmente tem um limite de 10 mil quilômetros.

3. Motor de arranque é outro que apresenta problemas no frio

Se o motor de arranque estiver apresentando algum problema, a partida não acontece, e isso ocorre com maior frequência no inverno. Defeitos no bendix e suas escovas, não podem surgir em dias mais frios..

É interessante ficar atento, também, à partida a frio quando estiver com combustível no reservatório.

4. Ar condicionado e fluidos merecem serem lembrados no frio..

Dependendo do local em que você mora, quedas bruscas de temperatura podem ser comuns e durarem por um maior tempo, comparado a outras regiões. Mesmo que o clima não exija utilizar o ar condicionado do seu carro, a nossa dica é que você o ligue, pelo menos 10 minutos por semana. Dessa maneira, o gás circula pelos tubos, fazendo com que as borrachas sejam lubrificadas, evitando seu ressecamento e danificação dos tubos.

 

5. Realize manutenção veicular preventiva!

Agora que você já sabe alguns riscos que seu carro corre em dias mais frios, além de colocar em prática as nossas dicas, a mais importante de ressaltar é: realize manutenções preventivas. Apenas um mecânico de sua confiança poderá avaliará a real condição do seu automóvel, evitando que você passe por alguma situação ruim.

”Quem avisa amigo é..”

Mas, como existe aquele ditado ‘’Quem avisa amigo é’’, é necessário reforçarmos que mesmo revisando seu carro periodicamente e evitando algumas atitudes citadas acima, seu veículo, por tratar-se de uma máquina, pode te deixar na mão, seja perto da sua casa ou na estrada. E como essa possibilidade é mais corriqueira do que você imagina, ter em mãos o contato de um socorro mecânico é ideal, em um possível aperto.

Na Baixada Santista, a SOS Canguru está há anos tirando clientes do sufoco, socorrendo-os em situações problemáticas. Oferecermos socorro mecânico para troca de pneus, baterias, abertura de portas de veículo (através de chaveiro automotivo) e guincho. Guarde nossos contatos para falar com a nossa equipe em uma eventual emergência e não esquente a cabeça!

Salve ai os contatos da SOS Canguru!
Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.