Todo mundo sabe da importância de trocar os pneus do carro, mas é algo que sempre se acaba deixando para depois e de repente você tem que parar no meio do caminho para usar o step. Isso fez você se lembrar de alguma situação? Então, para não passar por isso de novo, leia aqui os cinco motivos que separamos para te mostrar quando você deve trocar os pneus do seu carro, e mais algumas dicas bônus.

Trocar os pneus faz parte da rotina de manutenção do seu carro. Com o tempo, eles ficam desgastados e perdem a aderência, o que aumenta a chance de acidente, principalmente quando você dirige na chuva.

 

Quando eu devo trocar o pneu do carro?

1 – Primeiro, você deve observar o rasto do pneu. Rasto, na lateral do pneu, é uma faixa gravada e que faz os pneus terem mais ou menos aderência no asfalto. Quando está em bom estado, o rasto é totalmente definido. Então, se essa faixa estiver gasta, é hora de trocar os pneus.

 

2 – A profundidade ideal dos pneus é outro fator que você deve observar. No caso dos carros, essa profundidade varia entre 8 e 8,5 milímetros. Com 4 milímetros, os pneus estão na metade da sua vida útil. Com 2 milímetros, você deve trocar os pneus imediatamente.

 

3 –  Você também precisa observar a válvula da roda do seu carro. Se sua roda for sem câmara de ar,  então você precisa saber qual o tempo de vida útil da válvula e verificar o estado visual dela. Nesse caso, é importante ver se existe algum tipo de corrosão no corpo da válvula.

 

4 – Observe o desgaste do pneu. Esse é o fator mais óbvio, mas existe uma ressalva. Quando for verificar o nível de desgaste do pneu, é importante que faça isso observando as laterais da parte de rolamento da roda, não pelo parte do meio. Quando você faz uma curva, as laterais mantêm a aderência, e por elas terem uma forma mais arredondada do que o centro, se desgastam primeiro.

 

5 – É comum as pessoas pensarem nessa troca considerando o tempo de uso dos pneus, mas não existe um tempo específico para indicar quando a troca deve ser realizada. Isso depende da marca do pneu e de como esse carro é usado. Como regra geral, apenas para você ter uma noção, quando os pneus tiverem mais de cinco anos, os pneus devem ser revisados pelo menos uma vez por ano. Depois desse tempo, os pneus se desgastam mais rápido.

 

Atenção!

Se seus pneus têm mais de dez anos, você precisa trocá-los agora mesmo. Muito provavelmente já passaram do limite de desgaste que falamos antes, e o rasto deve estar em torno de 1,6 milímetros.

 

Como medir a profundidade do rasto do pneu?

É claro que você deve levar seu carro a uma oficina para que revisão e manutenção sejam feitas corretamente. Mas para que você possa fazer uma checagem superficial sozinho, basta ter uma moeda de 1 real. Coloque a moeda no rasto pneu e se o círculo dourado ficar completamente coberto pela borracha do pneu quer dizer que o estado do pneu ainda está bom. Mas se você conseguir ver um pouco da parte dourada, significa que o pneu está gasto, então é melhor levar a uma oficina para fazer uma avaliação melhor e fazer a troca não só do pneu, mas também da válvula, que devem sempre ser trocadas junto com o pneu.

 

Esteja preparado para imprevistos

Mesmo tomando todo o cuidado, imprevistos acontecem e você pode acabar tendo que parar no meio do caminho. Se isso acontecer, acione um socorro mecânico ao invés de tentar resolver sozinho, pois isso pode trazer riscos a você e danificar ainda mais seu carro.

É sempre melhor ter o contato da SOS Canguru em mãos. Nós oferecemos socorro mecânico para troca de pneus, baterias, abertura de portas de veículos e guincho. Enviaremos um profissional imediatamente ao local solicitado, basta falar com a gente pelos telefones (13) 3222-5401 (13) 3221-5687, pelo WhatsApp ou aqui pelo site. Guarde nossos contatos e fique preparado para os imprevistos.

 


A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.