Se o seu carro soar mais alto do que o normal ou você ouvir um barulho invulgarmente alto quando você ligar o motor, o problema pode estar no sistema de escape. Outros sintomas como fumaça na cabine, som de chocalhar, vibrações excessivas ou perda de energia também podem ocorrer. Se você tiver algum dos sintomas, verifique o sistema de escape e conserte-o imediatamente.

Os problemas de exaustão devem ser corrigidos como prioridade, pois existe o risco de os gases de exaustão entrarem na cabine. Os problemas de exaustão também pioram progressivamente e faz sentido e custa menos corrigir o problema nos estágios iniciais.

Noções básicas do sistema de escape

O objetivo do sistema de escape é limitar as emissões, ruídos e vibrações e liberar com segurança os gases de combustão. Consiste em uma cadeia de componentes na parte inferior do seu carro. Ele roda quase o comprimento do veículo, partindo do motor para o tubo de escape traseiro.

O início da corrente é o coletor, que coleta os gases de escape do motor. A partir daí, os gases passam por um conversor pré-catalítico e, em seguida, pelo principal conversor catalítico, onde os hidrocarbonetos nocivos são removidos. Silenciadores (silenciadores) no sistema de escape reduzem o ruído criado pelos gases à medida que são expelidos do motor. Danos ao sistema de escape podem aumentar ruídos, vibrações e emissões, além de permitir a entrada de gases de combustão perigosos na cabine. Um escape defeituoso também pode reduzir o desempenho do motor.

A corrosão dos componentes é a causa mais comum de problemas de exaustão. Os sistemas de escape também podem ser danificados se algo atingir a parte de baixo do veículo. Devido a considerações ambientais e questões de segurança, qualquer problema com o sistema de escape deve ser corrigido sem demora. Também é provável que você falhe no teste MOT se tiver um escapamento com defeito ou danificado.

Solução de problemas de exaustão

O motivo mais comum para aumentar o ruído do motor é um silenciador danificado. O silenciador é propenso a danos por corrosão. Como está mais distante do motor, ele permanece relativamente frio, o que facilita a condensação dos gases de escape. Os gases de escape de condensação formam um líquido ácido, que corrói o silenciador.

Existem muitas juntas no sistema de escape e elas podem se soltar ou começar a vazar. Um som de assobio indica um vazamento. Também podem ocorrer bloqueios no sistema, o que resulta em sons estridentes. A cadeia de componentes é suportada por ganchos, braçadeiras e suportes. A corrosão pode fazer com que elas se soltem ou o sistema fique desalinhado. Se você ouvir sons barulhentos, um desses problemas provavelmente é a causa.

A maior parte do sistema de escapamento está oculta sob o veículo. Os problemas de exaustão podem não ser aparentes até você notar os sintomas. Um exame visual sob o veículo pode ajudá-lo a detectar problemas óbvios, como componentes enferrujados, tubos rachados ou juntas quebradas. Para verificações e reparos detalhados, leve seu carro a uma boa garagem.

Se você sentir o cheiro dos gases de escape dentro do seu carro, verifique-o com urgência. Existe o risco de envenenamento por monóxido de carbono. O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro e é fácil para as pessoas ficarem sobrecarregadas com ele. Até que o problema seja resolvido, mantenha as janelas totalmente abertas durante a condução e evite a marcha lenta. Desligue o motor durante paradas temporárias.

Reparando problemas de exaustão

Embora o sistema de escapamento seja propenso a danos e corrosão, ele pode durar mais de 150.000 km em carros modernos. A menos que o seu carro sofra danos ou você dirija com frequência por estradas lamacentas, o sistema deverá ficar livre de problemas por vários anos.

Se você estiver prestando manutenção regularmente ao seu veículo, é provável que quaisquer problemas de escapamento sejam detectados e corrigidos nos estágios iniciais. Os técnicos podem detectar problemas durante os test-drives que a maioria das pessoas normalmente não notará. Eles também colocam o veículo no elevador e verificam a parte inferior quanto a problemas. Se um componente estiver danificado ou corroído além de um ponto, será necessário substituí-lo.

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