Aquela cena pela qual ninguém quer passar, mas muitos já passaram e, normalmente quando estamos com mais pressa: virar a chave do carro na ignição e o veículo não ligar. Bateria sem carga!
Problemas com baterias automotivas são muito comuns e já deixaram muita gente na mão. Mas o que fazer para evitar problemas com a bateria do seu carro e, em caso de falha na bateria, quais procedimentos devem ser tomados?
Evite problemas com a bateria automotiva
A bateria automotiva é a peça do carro responsável por armazenar a energia que será utilizada pelos componentes elétricos do veículo. Por isso, ela é fundamental para o funcionamento do automóvel e requer cuidados especiais, para evitar panes.
Dicas para manter a bateria automotiva em ordem
Para quem usa pouco o carro, é preciso saber que o motor deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, de 20 a 30 minutos, para que o alternador recarregue a bateria.
- Evite deixar o som do carro ligado por muito tempo com o carro desligado. Isso consumirá muita energia da bateria automotiva.
- Em caso de limpeza da bateria, use um pano seco. A água deve ser evitada para não prejudicar o funcionamento da peça.
- As baterias automotivas têm vida útil (geralmente entre 2 e 3 anos), por isso, fique atento à hora de trocar e faça a reposição antes de ter problemas.
- O aparelho de ar-condicionado e o sistema de som elevam o consumo de energia da bateria automotiva. Por isso, fique atento se a sua bateria comporta essa carga, pois isso pode causar um incêndio.
- Use no carro apenas equipamentos homologados pelas montadoras e que se adequem à capacidade da bateria, para evitar que a bateria descarregue com mais facilidade.
- E quando o carro não pega? Será que o problema é a bateria automotiva?
Quando o carro não der sinais de que vai funcionar, primeiramente é preciso ter certeza de que o problema é a bateria. Se o motor de partida for acionado e fizer baralho, o problema não é a bateria automotiva; se ficar em silêncio, pode sim ser que ela tenha descarregado.
Acione o socorro mecânico
Por via das dúvidas, para não piorar a situação (evite as ‘chupetas’, pois elas podem queimar os componentes eletrônicos do carro), acione um socorro mecânico (03 – O que você pode esperar de um serviço de guincho 24 horas), que irá checar se o problema é de fato a bateria automotiva e providenciar a substituição.
Quando você precisar comprar baterias automotivas ou de um socorro mecânico para troca da bateria, saiba que a SOS Canguru trabalha com baterias Heliar e também com baterias Moura e oferece serviço de socorro mecânico e troca de bateria automotiva. Além disso, prestamos serviços de guincho, troca de pneus, abertura de veículos através do chaveiro automotivo muitos outros. Faça um contato conosco.
______________
A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.