Congestionamento é um transtorno que não atrapalha apenas as viagens, mas se tornou comum em todos os centros urbanos. Em horário de pico, o que seria um percurso de 30 minutos, pode passar de uma hora. Você já parou para pensar que esse anda e para pode acabar danificando o veículo? Pois é, o congestionamento não causa apenas estresse no motorista.

Como muitas vezes não é possível optar por um horário diferente, nem fazer rotas alternativas, não deixe de rever suas atitudes e, assim, evitar o desgaste prematuro do seu carro. Separamos algumas orientações que vão te ajudar nisso, confira!

Por que o congestionamento pode danificar seu carro?

Maus hábitos praticados durante o congestionamento podem danificar alguns pontos do veículo e você acabar tendo problemas na hora de dar partida. Bateria automotiva, sistema elétrico, motor, pastilha de freio e embreagem são os mais prejudicados.

Mas na hora de evitar o desgaste, os motoristas não sabem o que é melhor. Ficar com o carro ligado, ou desligar a cada a parada? Usar ou não o freio de mão? São essas dúvidas que vamos esclarecer nesse texto.

1 – Desligar ou não o motor?

Existem carros que possuem o sistema Start & Stop, que liga e desliga de forma automática. Esses tipos de carro têm motor de partida, bateria e chicotes elétricos reforçados para que o liga e desliga do motor não prejudique o sistema elétrico e a bateria do veículo.

Por isso, após dar partida, permaneça com o carro ligado por, pelo menos, 15 minutos. Esse período é o suficiente para a bateria recuperar a energia que perdeu com a partida.

Entre esse tempo, prefira deixar o carro em ponto morto quando estiver parado. Se o carro for automático, mantenha sempre no Drive (D).

Mas existe uma ressalva: se você ficar parado dentro do túnel, é melhor desligar o veículo para diminuir a concentração de gases tóxicos em local fechado.

2 – É melhor usar o freio de mão?

Sim. Utilizar o pedal de freio em marcha lenta exige muito mais da bateria. Diferentemente do que as pessoas acham, o dano à pastilha de freio depende da forma como o motorista dirige. Se não antecipar as frenagens, as pastilhas serão desgastadas mais rapidamente. Mas ao antecipar, o que se desgasta é a embreagem.

3- Cuidados com a embreagem

Muitos motoristas têm mania de descansar o pé sobre o pedal de embreagem. Isso é um hábito muito prejudicial para o carro, pois causa superaquecimento e desgaste do sistema, também encurtando a vida útil da embreagem.
Falando sobre isso, vale lembrar que não se deve manter a mão sobre a alavanca de marcha, pois também desgasta seu sistema.

4- Aumente a frequência de manutenção

Dirigir em trânsito pesado é um dos fatores que mais prejudicam o carro, sendo considerado um uso severo do veículo. Uma maneira de amenizar o desgaste é fazendo a manutenção preventiva no carro com mais frequência.
Para saber qual é a periodicidade ideal, confira o manual do automóvel, onde consta a indicação de prazo para realizar as manutenções em diferentes casos de uso. Quando o trajeto é predominante severo, como no caso de dirigir em rotas urbanas, o tempo de quilometragem entre uma manutenção e outra é menor.

5- Fique de olho no painel

Ao notar as luzes do painel oscilando, ou que a luz de advertência está acesa mesmo com o carro parado, saiba que isso pode ser sinal de que o alternador precisa de atenção. Pane elétrica é um dos problemas automotivos mais frequentes causados por congestionamentos.

O trânsito andou, mas você, não?

Se ficar parado no caminho, já sabe: tenha em mãos o contato de um socorro mecânico para te ajudar.
Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641
Ou deixe uma mensagem aqui no site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, auto socorro, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.