A grande maioria das pessoas, quando planejam viajar de carro, levam seu veículo para uma revisão e consertar possíveis falhas que as deixem na mão, no meio da estrada.

Algo, que infelizmente, independe de manutenção, é furar o pneu no meio da via. As vezes o pneu é novo, está em boa condição, mas fura. E se vendo nessa situação, tem gente que se desespera.

Para não bater o desespero em ninguém, mostraremos como realizar a troca do pneu em segurança.

1 – Fique de ouvidos atentos aos ruídos estranhos

Alguns ruídos estranhos podem surgir na parte inferior do carro ou então não andar em linha reta, quando seu veículo apresentar problemas no pneu.

Nessa situação o ideal é procurar um lugar plano, estável e tranquilo, de preferência o acostamento da pista ou local para estacionar (longe do tráfego intenso) para realizar a troca do pneu.

Caso você esteja em um local muito movimentado, o ideal é andar com velocidade reduzida até encontrar um ponto seguro.

2 – Sinalizar aos outros motoristas que seu carro está parado na via

O triângulo vermelho é uma ferramenta que sinaliza aos outros motorista que em, aproximadamente, 30m de distância existe um veículo parado, requerendo cautela.

Caso isso aconteça na estrada, é necessário triplicar a distância do triângulo, principalmente se o carro ficar parado em uma curva.

Deixe seu pisca-alerta ligado e o freio de mão acionado, com a primeira marcha engatada.

3 – Pegar as ferramentas de uma vez

Ao se deparar com a situação de ter que trocar pneu no meio do caminho, o ideal é pegar o estepe, macaco e chave de roda (todas as ferramentas necessárias) de uma vez só. Essa atitude acaba facilitando e garantindo rapidez, evitando muita exposição em local inseguro, devido a movimentação de automóveis.

4. Calota e macaco

Para realizar a troca de pneus, após desligar o veículo, a primeira etapa é retirar a calota. Logo em seguida, o macaco deverá ser posicionado em contato com a parte metálica do carro.

Mas atenção, normalmente conta com a estampa de um triângulo na lataria e não com a parte plástica, pois ela pode quebrar.

O ideal é consultar o manual do seu carro, para que você saiba quais são os locais exatos de encaixe das ferramentas.

5. Chave de roda e porcas

Você deverá afrouxar as porcas, com o carro ainda no chão, girando a chave de roda no sentido anti-horário.

Essa ferramenta funciona como uma alavanca, não sendo necessário usar muita força para soltar os parafusos. Caso eles estejam muito apertados, você poderá apoiar seus pés, além de usar o peso corporal para soltá-los.

Aqui, não é necessário soltar completamente os parafusos.

6. Macaco – Aqui meu cara, haja força!

Depois, será preciso muito força para acionar o macaco para levantar o carro, sem esquecer de verificar se ele está estável ou não. Caso não esteja, desça-o e reposicione-o e retirar o resto dos parafusos.

É importante lembrar que não basta levantar o veículo até que o pneu furado saia do asfalto, pois o estepe cheio é mais alto do que o pneu vazio, por isso um espaço livre maior é o recomendado.

7. Estepe – Se não cuidar dele quando não precisar, você poderá ter problemas em uma eventual necessidade

Após a remoção do pneu murcho, é necessário colocar o estepe no eixo. Os parafusos devem ser encaixados e apertados um de cada vez e o suficiente para segurar o pneu. Caso o estepe tenha quatro furos, o processo de apertar os parafusos é feito em X e, para cinco, em formato de estrela.

Cuidado para alinhar o aro com os parafusos da roda: alguns carros possuem um pino-mestre que facilita a colocação do estepe no cubo de roda. Caso o veículo não possua essa peça, apoie o estepe com o pé e gire-o no cubo, até que os furos fiquem alinhados com os buracos do pneu.

8. Abaixar o carro

Em seguida, usar o macaco para abaixar o carro até que o estepe fique apoiado no chão. É nesse momento que os parafusos são apertados o máximo que for possível.

9. Cuidados – Todo cuidado é pouco

Depois disso já é possível colocar o carro completamente no chão, remover o macaco, dar uma última conferida nos parafusos e recolocar a calota.

Guarde o pneu furado no lugar do estepe. Nunca o deixe na via pois ele pode causar acidentes, além dele poder ser reutilizado após um reparo.

Fora isso, é recomendado não ficar rodando por muito tempo com o estepe, pois ele é apenas um substituto do pneu.

Imprevistos acontecem

Sim, infelizmente isso faz parte da vida de qualquer um: lidar com imprevistos. Mesmo sabendo realizar a troca de pneus, você pode lidar com situações que demandam uma maior agilidade e expertise no assunto, sendo recomendado então o auxílio de um auto socorro que possa realizar o serviço para você.

Existe também pessoas que sabem se virar com a troca do pneu, mas que não estão dispostas a isso, sendo assim, não exite em chamar um socorro mecânico.

A SOS Canguru está há anos no mercado realizando serviço de guincho, socorro mecânico, troca de bateria, pneus, além de chaveiro automotivo. Entre em contato com a nossa equipe em uma eventual necessidade e não passe sufoco!

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