Como reconhecer se a correia dentada arrebentar?

 

1. Antes de tudo, para que serve a correia dentada?

A correia se movimenta entre as polias do virabrequim e do comando de válvulas, sincronizando as válvulas em relação aos pistões. Ela serve para sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas com o sobe e desce dos pistões.

2. E então, como saber se elas pararam?

Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param e deixam de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Por elas pararem, os pistões se chocam com algumas delas, gerando um barulho forte, típico do impacto entre metais. Então o motor vai parar, o que os mecânicos chamam de “óbito instantâneo”.
Esse nome não é exagero, o tamanho dos danos se a correia se partir pode causar a “morte” de diversas peças. E é por isso que o conserto acaba tendo o temido alto custo.
A velocidade também pode prejudicar mais ou menos. No melhor cenário, o motor deve ser aberto para trocar as válvulas e retificar o cabeçote. Mas é bastante comum ter também que trocar os pistões e bielas, que podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.

 

3. E agora, o que fazer?

Para diminuir os danos, pise imediatamente na embreagem (câmbio manual) ou ponha a alavanca em N (automático) e desligue a ignição. Isso vai evitar que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria.

Não tente dar a partida no motor após o problema, chame um socorro mecânico para rebocar o veículo!

 

4. Atenção!

Não tem nenhuma sinal que avise o motorista antes de o rompimento acontecer. Há apenas marcas de desgaste características, que não dá para serem vistas quando a correia fica protegida por uma capa. Porém, ressecamento ou montagem errada podem ser fatais ao componente.

A troca preventiva é a melhor forma de evitar esse problemão. Siga o plano de revisões estabelecido pelo fabricante do veículo. Em geral, a troca é feita entre 40.000 km, se você usar bastante o carro, e 100.000 km, depende do modelo.

Não dê chance para o azar!

Mesmo tomando todo o cuidado, imprevistos acontecem e você pode acabar tendo que parar no meio do caminho. Se isso acontecer, acione um socorro mecânico ao invés de tentar resolver sozinho, pois isso pode trazer riscos a você e danificar ainda mais seu carro.

É sempre melhor ter o contato da SOS Canguru em mãos. Nós oferecemos socorro mecânico para troca de pneus, baterias, abertura de portas de veículos e guincho. Enviaremos um profissional imediatamente ao local solicitado, basta falar com a gente pelos telefones (13) 3222-5401 (13) 3221-5687, pelo WhatsApp ou aqui pelo site, clicando em socorro mecânico.  Guarde nossos contatos e fique preparado para os imprevistos.

 


A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.