Quem não gosta de aproveitar os feriados para colocar o pé na estrada e curtir cada canto maravilhoso do nosso país? Muitos preferem fazer isso de automóvel, para vislumbrar as paisagens e deixar a viagem ainda mais emocionante.
Por isso, se você é desse que curte viajar de carro sozinho, com a família ou com amigos, é preciso tomar algumas precauções antes de colocar o carro na estrada.
O fato do veículo apresentar um bom desempenho na cidade não quer dizer que ele rodará bem nas estradas, pois muitas falhas costumam aparecer somente quando ele está utilizando a sua máxima potência.
Neste post você vai acompanhar os 5 principais problemas que podem te deixar na mão, enquanto estiver na estrada.
Problemas frequentes que carros apresentam na estrada
1 – Superaquecimento
Este é um dos problemas que podem trazer mais transtornos e tendem a ser complexos de resolver e dar prejuízos.
A temperatura média ideal para o funcionamento de um carro é de 92°. Quando ela é ultrapassada, o sistema de arrefecimento entra em ação, utilizando a circulação da água (com aditivo) para amenizar o calor do motor por meio do radiador.
Porém, quando não há uma correta circulação de água ou ocorra qualquer outro defeito que impeça o funcionamento do sistema de arrefecimento, deixando o motor do carro aquecer. Há algumas medidas que o motorista pode tomar para se prevenir desse problema:
- Tenha o hábito de checar o ponteiro que marca a temperatura. Caso ele chegue no vermelho, leve o carro direto para uma oficina, preferencialmente num guincho.
- Complete o nível de água do motor. No entanto, se for necessário fazer isso várias vezes num curto período de tempo, esse pode ser um sinal de que algo está errado.
- Cheque as mangueiras internas: se houver alguma estufada pode estar ocorrendo má circulação da água.
2 – Pneus furados
Um dos problemas mais comuns durante uma viagem, que nem sempre podem ser evitados, mas podem ser facilmente resolvidos, através da troca de pneus, realizada por um socorro mecânico. Em alguns casos, o problema ocorre por pura falta de manutenção. Por isso, para evitar esse transtorno:
- Veja se os pneus não estão carecas, com bolhas ou desgastes irregulares. Essas falhas deixam os pneus mais vulneráveis a cortes e perfurações.
- Evite trafegar nas extremidades das pistas, pois nesses locais ficam acumulados objetos como pregos, pedaços de vidro, parafusos, entre outros.
- Reduza a velocidade em pistas malconservadas (esta palavra está correta, conforme a nova lei ortográfica, pois ela passa a ser um adjetivo) e esburacadas. Dependendo do impacto, algum dos pneus pode estourar.
- Verifique sempre a calibragem dos pneus, inclusive do estepe.
E atenção: se precisar trocar o pneu do carro na estrada, fique atento. Use a sinalização com o triângulo de segurança a, no mínimo, trinta metros do carro, ou ainda mais distante, caso esteja em um trecho de alta velocidade.
A SOS Canguru oferece o serviço de troca de pneus. Evite riscos e acione um socorro mecânico profissional que prestará um serviço com qualidade e segurança.
3 – Pane elétrica
Este é um problema difícil de prever, então é preciso cuidado especial, ainda que o motorista entenda alguma coisa da parte elétrica. Mas, há algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir estes problemas:
- Fique atento em caso de dificuldades frequentes para ligar o carro
- Preste atenção para ver se não há alguma diminuição das luzes ao dar a partida
- Atente-se a qualquer vazamento de ácido
- Cheque se a correia do alternador não está desfiando ou esbranquiçada
4 – Falta de combustível
Pode parecer bobeira, mas muitas pessoas esquecem de checar o nível do tanque mesmo antes de viajarem. A falta de combustível pode até não trazer grandes prejuízos financeiros para o motorista, mas é um dos problemas mais chatos de se resolver no meio da estrada.
Para evitar este problema, veja as instruções abaixo:
- Mantenha sempre a marcação de ¼ de combustível como indicativo para abastecer no próximo posto
- Tenha certeza de que o marcador do carro está funcionando corretamente: se o ponto demora muito para descer ou se faz isso com muita rapidez, pode haver um problema na bomba
- Evite postos com procedência duvidosa, pois o combustível pode estar adulterado
5 – Falta de revisão
Prepare-se adequadamente para pegar a estrada; a revisão antes de uma viagem é fundamental para evitar vários problemas. Veja algumas dicas para evitar transtornos por falta de revisão:
- Leve o carro ao seu mecânico de confiança sempre que notar algo diferente nele
- Realize uma revisão antes da viagem
- Cumpra as revisões programadas, isso tornará mais ágil qualquer outra revisão necessária
Recorra ao socorro mecânico profissional
Como vimos, é fundamental conhecer os problemas que podem pegar você de surpresa nas estradas. Muitos transtornos só podem ser resolvidos por profissionais, mas se você estiver atento a eles, ficará mais fácil de evitá-los.
Agora que você já leu nossas dicas, se você tiver qualquer problema e estiver em Santos e região, recorra à SOS Canguru pois a empresa oferece socorro mecânico 24 horas por dia, prestando serviços de guincho, troca de bateria e pneus, além de abertura de veículos, através do seu chaveiro automotivo. Faça um contato, que enviaremos um profissional imediatamente ao local.
______________
A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.