Ficar no anda e para do congestionamento tem deixado você preocupado sobre os danos que isso pode causar no seu carro? Se você ainda não pensou que isso causa desgaste ao veículo, está na hora de pensar. Na maioria das vezes, não dá nem para mudar a rota e evitar o congestionamento. Seja no tráfego diário da ida e volta do trabalho em horário de pico, ou no percurso de uma viagem, você pode tomar algumas atitudes para diminuir o desgaste do seu carro.

Não é incomum ver carros quebrados pelo caminho, né? Más condutas somadas à falta de manutenção prejudicam não apenas a parte mecânica do seu carro, mas também acabam causando transtornos a você e trazendo até um custo alto e inesperado com consertos.

Para evitar todo esse problema, fique de olho nas nossas dicas!

Qual a melhor maneira de dirigir durante um congestionamento?

Existem dúvidas bastante comum sobre como dirigir no congestionamento. Afinal, o que é melhor: desliar e ligar o motor a cada parada ou deixa-lo ligado direto? E no túnel, tem diferença? É errado descansar o pé na embreagem? Todo mundo faz isso!

Essas são as principais dúvidas que cercam aqueles que lidam frequentemente com o congestionamento e o que você faz nesse momento é justamente o que vai ou não danificar seu veículo.

Não desligue o motor do carro!

Existem carros com sistema Star & Stop, que são programados para desligarem e ligarem automaticamente durante um congestionamento. Nesse caso, você não precisa nem se preocupar.

Mas todos os outros carros que não possuem esse sistema, não foram desenvolvidos para serem desligados e ligados com tanta frequência em pouco tempo. Ou seja, se você fizer isso, acaba desgastando o veículo. O liga e desliga danifica a bateria, o motor e os chicotes elétricos.

Agora, se você ficar parado por mais de cinco minutos, pode desligar o carro. Caso contrário, mantenha-o ligado o tempo todo.

 

Mas se estiver no túnel, desligue!

Se você acabar parado no meio do túnel, a recomendação é outra. Desligue o veículo para diminuir a concentração de gases tóxicos dentro desse local praticamente fechado.

 

Tire o pé da embreagem!

Muitos motoristas têm a mania de descansar o pé na embreagem. Se você for um deles, para já de fazer isso. Deixar o pé sobre o pedal da embreagem causa um superaquecimento e desgasta o sistema do veículo. Além disso, também diminui a vida útil da embreagem.

O melhor a se fazer é deixar o carro em ponto morto e tirar o pé do pedal. Se o carro for automático, deixe a alavanca em Drive (D). E nada de manter a mão sobre a alavanca, pois desgasta o sistema de acionamento de marchas.

 

Não abra mão das manutenções, priorize!

As manutenções periódicas não são nenhuma novidade quando falamos de manter o carro funcionando, não é? Mesmo assim, muito motorista deixa essa prática passar batido e, quando vê, o custo de reparo está enorme.

Carros que circulam em centros urbanos precisam de manutenções ainda mais frequentes. Se você checar no manual do veículo, vai ver que essa é uma prática de uso considerada severa.

Em todo caso, é melhor ter um plano B. Principalmente se você tem mantido práticas ruins com seu carro até hoje. Além de mudar seus hábitos a partir de agora, anote também o contato de um socorro mecânico. Se algum dia seu carro te deixar na mão, você já sabe quem chamar:

Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641
Ou deixe uma mensagem aqui no site.

—————-

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guinchoauto socorrotroca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivotroca de pneus, socorro mecânico de modo geral e personal car.