A grana pode até estar curta, mas, acredite, não vale a pena resolver problemas no seu carro com o famoso jeitinho brasileiro. Essa é, de fato, uma falsa economia, pois, lá na frente, o barato pode sair caro. E bem mais caro.

Os reparos paliativos costumam resolver temporariamente e, como o próprio nome já diz, são melhoras momentâneas mas que não resolvem de fato o problema. Cedo ou tarde, você terá que resolvê-lo de vez. E aí, terá gastado duas vezes. Melhor dar um jeito e se livrar da encrenca de vez, né?

Mas quais são os quebra-galhos que não valem a pena na hora de consertar o seu carro? Elencamos aqui 10 jeitinhos brasileiros normalmente utilizados para problemas mecânicos e explicamos porque você deve evitá-los.

Quebra-galhos que você deve evitar no conserto do carro

Desamassar a roda

Primeiro vamos entender uma coisa: roda e martelo são uma péssima combinação. Os metais possuem duas camadas (explicando grosseiramente), sendo que a primeira chama-se elástica. É aquela que, mesmo quando o metal é deformado, volta à sua forma original. Mas também existe a camada plástica, onde as deformações são permanentes e, para desamassar, só com o martelo. Porém, quando se usa o martelo ou qualquer ferramenta para fazer a roda voltar às dimensões originais, aquela região fica fragilizada e, com qualquer impacto, voltará a se deformar.

Colocar água fria no reservatório

Jamais coloque água fria no reservatório, caso o motor superaqueça. Se o veículo consome água com frequência, leve-o urgentemente ao mecânico para identificar o vazamento. Usar água fria para ‘resolver o problema’ pode causar empenamento ou até uma trinca no cabeçote em função do choque térmico.

Soldar o radiador

Outro grande erro. Você até pode reparar um furo, caso esteja em dia com a troca do aditivo do radiador, mas isso não pode virar rotina. Principalmente se você não faz revisões e, quando o nível de água está baixo, completa apenas com água de torneira (que contém cloro). Se esse for o caso, muito provavelmente o seu radiador possui vários pontos fragilizados, prontos para estourarem. Cheque com o mecânico se não vale a pena colocar um radiador novo.

Riscar um pneu careca

Mais um tapa-buracos. Alguns borracheiros possuem uma ferramenta que fazem novos sulcos em pneus que já estão carecas. Fuja rapidamente deles. Estes sulcos ‘falsos’ diminuem e muito a resistência do pneu, e quando você descobrir, pode ser tarde demais. Coloque um pneu novo, ainda que de qualidade inferior, mas não coloque a sua vida e dos passageiros em risco.

Retirar a válvula termostática

O mau funcionamento da válvula termostática pode causar superaquecimentos no veículo e, por isso, muitos motoristas acabam por retirá-la sem colocar outra no lugar. Ou seja, ‘taparam o sol com a peneira’. Todo veículo que trabalha frio acaba tendo um desgaste prematuro nas peças do motor, então procure substituir por uma válvula de qualidade. Deixar o carro sem ela reduz em 50% a vida útil do seu motor.

Escolher pastilhas de freio erradas

Muito cuidado ao substituir as pastilhas de freio. Evite as gratuitas ou muito baratas. Algumas marcas são muito duras, causam ruído e diminuem a vida útil dos discos de freio. Outras são muito moles, sujam as rodas e se desgastam rapidamente. Veja com o seu mecânico qual a melhor opção.

Não consertar vazamentos

Mais um grande perigo. Muitos motoristas não dão atenção aos vazamentos de óleo, sejam eles do motor, do câmbio ou de freio. Outros fazem reparos paliativos. Faça o reparo corretamente, ainda que seja mais caro no primeiro momento. Nada de óleo mais grosso, o veículo não foi projetado para isso e certamente você diminuirá a sua vida útil, por uma economia barata.

Comprar peças de desmanche

As peças usadas são sempre um possível risco para o seu carro. Normalmente será um reparo de eficácia temporária. Na maioria da vezes é difícil identificar seu real estado de conservação e você pode ‘comprar gato por lebre’. Se for um conjunto como câmbio, motor ou caixa de direção, pior ainda. Invista em peças de segunda-mão apenas para itens que não comprometem a segurança dos ocupantes, como faróis, bancos, maçanetas, lanternas etc.

Economizar no reparo do cinto de segurança

Um grande risco para a segurança de todos e uma economia que não vale a pena. O cinto é um item que exige uma pessoa especializada para repará-lo.

Consertar ABS e airbags em oficinas não especializadas

Não adianta, freios ABS e airbags são itens caros e poucos mecânicos gostam de fazer qualquer manutenção nessas peças, porque são necessários conhecimento e ferramental específicos. Em função do alto valor destes componentes, muitos motoristas acabam procurando oficinas que não são especializadas para baratear o serviço, e acabam dando uma solução insegura para o problema. Cuidado.

Se seu veículo te deixar na mão, devido ao quebra-galho, recorra a um socorro mecânico

Mesmo conhecendo os quebra-galhos que não valem a pena ser feitos nos carros, muita gente os fazem, correndo o risco de ficar na mão. Nessa situação, o ideal é recorrer ao socorro mecânico de profissionais.

Na Baixada Santista, a SOS Canguru além de oferecer socorro mecânico, presta serviço de guinchotroca de bateria e pneus, abertura de portas de veículos, através de chaveiro automotivo. Após todas as dicas listadas, o ideal é ter o telefone de um profissional em mãos, para não passar sufoco! Você encontra nossa equipe através dos telefones (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687, WhatsApp ou formulário do site. Guarde nossos contatos e fique tranquilo!

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A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.