2019 foi um ano marcante, em vários aspectos, para muitas pessoas e empresas..

Quem gosta de automóveis sabe o quanto é importante conhecer os modelos que mais frequentam as oficinas. Por isso, separamos uma lista, baseada em informações do Índice de Manutenção Veicular do CAR Group, com os carros que deram mais problemas mecânicos em 2019.

Os pontos principais para um carro ser considerado problemático são: falta de peças, complexidade e defeitos no projeto do automóvel, além de informações escassas para realizar os consertos.

Então, para saber quais são os carros que deram mais problemas mecânicos, os modelos que mais visitaram as oficinas, continue lendo este post!

1. Ford Ka
Apesar de ser um bom carro, de maneira geral, o Ford Ka sempre apresenta o mesmo problema em todas suas gerações: o sistema de arrefecimento. Frequentemente, esse veículo apresenta casos de superaquecimento — que podem até fundir o motor.

Além disso, a dificuldade para encontrar peças que compõem esse modelo é outro problema constante. Com isso, as manutenções levam mais tempo e o serviço fica um pouco mais caro para o cliente.

2. JAC J3
O compacto chinês está nessa lista devido a dois grandes problemas: a fragilidade da suspensão e a dificuldade para encontrar peças.

O J3 não foi projetado para aguentar as estradas brasileiras com tranquilidade. Por isso, problemas no sistema de amortecimento do veículo são frequentes.

Além disso,A, ainda temos a falta de peças no mercado. Por serem partes específicas e distribuídas apenas pela montadora, encontrar os itens necessários para a manutenção desse carro é algo complicado.

3. Citroën C3
Apesar de ser moderno, o Citroën C3 causa problemas com frequência por ter muita tecnologia. Devido à sua grande rede eletrônica, ele tem muitos computadores que podem apresentar defeitos.

Porém, o maior agravante é a falta de informação técnica para que a manutenção desses componentes seja realizada. Como a fabricante não disponibiliza dados sobre o modelo, fica difícil fazer uma correção com qualidade e, consequentemente, o conserto do veículo fica mais caro.

Além disso, assim como o J3, o Citroën C3 sofre com falhas na suspensão por não estar preparado para as estradas brasileiras.

4. Renault Clio
O pequeno popular de entrada da Renault apresenta o mesmo problema que o Citroën C3: a falta de informação técnica. Com isso, o conserto fica limitado às concessionárias, o que eleva o preço do serviço.

O Clio também tem um motor com um projeto muito frágil, que acaba estragando com facilidade. Todos esses aspectos colocam esse modelo francês entre os carros que dão mais problemas mecânicos no Brasil.

5. Renault Sandero

O Sandero tem as mesmas falhas de projeto que o Renault Clio. Esse carro apresenta problemas mecânicos com facilidade e, infelizmente, é muito complicado encontrar peças para sua manutenção.

Além disso, a falta de informação sobre o reparo desses automóveis deixa a mão de obra do mecânico mais cara.

6. Fiat Novo Palio

O popular da Fiat é o líder no Índice de Manutenção Veicular do Car Group. Primeiramente, o carro sofre com sua fragilidade. Nos testes, o Palio mostrou quebras além do esperado em pequenos impactos.

Outro problema encontrado foi com relação à manutenção. O proprietário terá dores de cabeça principalmente com o tempo que o carro ficará na oficina e com o preço de algumas peças. Algo até surpreendente, visto que produtos da Fiat são encontrados facilmente no mercado independente.

7. Peugeot 207
O Peugeot, por ser da mesma montadora de carros da Citroën, apresenta defeitos semelhantes. A complexidade da eletrônica do 207 dificulta a manutenção e gera mais problemas. E, infelizmente, a falta de informação repassada pela fábrica impede a correção dessas falhas.

Como o veículo traz o mesmo projeto da Europa, o seu sistema de amortecimento também sofre com as estradas brasileiras. Assim, estragos em amortecedores e na suspensão são frequentes.

Além disso, as peças desse modelo são caras e não são encontradas facilmente, o que aumento o preço dos reparos.

8. Ford New Fiesta
Assim como o Ford Ka, o Fiesta apresenta sérios problemas no sistema de arrefecimento. Devido a uma falha de projeto, o carro reporta danos no radiador e superaquece facilmente.

Outro defeito frequente nesse modelo está relacionado ao câmbio. Muitos proprietários relatam defeitos irreparáveis no PowerShift — câmbio automático da Ford. Esse problema faz com que o carro passe meses na oficina à espera de peças, rendendo até mesmo alguns processos judiciais contra a montadora.

9. Fiat Idea
O carro-família da Fiat tem uma falha de projeto que dá muita dor de cabeça aos donos. O Dualogic — câmbio automatizado da marca — não encaixa bem no carro e acaba dando defeitos com frequência.

Assim como o PowerShift da Ford, o Dualogic apresenta problemas mesmo após a manutenção. As partes necessárias para o conserto não são encontradas com facilidade, e o serviço exige uma execução complexa. Isso resulta em longos períodos de estadia na oficina.

10. Chery QQ

Esse pequeno hatch é, atualmente, o carro com o preço mais baixo no Brasil. Porém, esse barato pode sair bem mais caro durante a manutenção.

O Chery sofre com alguns problemas de projeto. Apesar de rodar bem na cidade, ao longo do tempo de uso as peças desse veículo não dão conta do dia a dia, quebrando com facilidade. Assim, as visitas à oficina passam a acontecer com uma frequência indesejada.

Além disso, o modelo sofre com alguns dos mesmos problemas de seus compatriotas da China: falta de peças e mão de obra especializada, além de um motor frágil.

Mas calma.. todos os carros são idealizados para funcionar em perfeito estado

Todos os veículos foram fabricados para funcionar perfeitamente por muito tempo se suas manutenções forem feitas de forma correta. Porém, alguns automóveis geram muitos problemas, mesmo estando na mão de ótimos motoristas e mecânicos.

Esses defeitos acontecem, principalmente, devido a falhas de projeto, dificuldade para encontrar peças de qualidade e falta de informações fornecidas pelas montadoras. Por isso, fique sempre atento aos carros com essas mesmas complicações, pois podem ser falhas crônicas.

Você possuindo ou não, um dos veículos inseridos na nossa lista, tenha sempre consigo o contato de um socorro mecânico em mãos, para evitar transtornos ainda maiores.

Contatos Socorro Mecânico – SOS Canguru

Telefones: (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687
WhatsApp: (13) 9 7424-0900 
WhatsApp 2: (13) 9 7421-5641 
Formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guinchoauto socorrotroca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivotroca de pneus e socorro mecânico de modo geral.