É muito provável que você já tenha tido problemas com a bateria do seu carro, ou, pelo menos, conhece um punhado de pessoas que já tiveram. E se você não é uma delas, ainda não está livre deste imprevisto.

Normalmente esse tipo de problema acontece nos piores momentos: quando estamos saindo para o trabalho; no meio da estrada ou a caminho de um compromisso importante e já atrasados.

Muitos dos imprevistos com a bateria do carro acontecem por falta de qualidade da peça. Por isso, neste post vamos explicar como escolher a bateria ideal para o seu veículo. Continue a leitura e previna-se.

Como funciona a bateria automotiva?

Podemos dizer que a bateria é o coração do carro, pois suas principais funções são: dar força ao arranque e gerar energia para todos os outros componentes elétricos do veículo, como faróis, rádio, limpadores de para-brisa e outros.

Ela é integrada por diversos compostos eletroquímicos, por isso precisa ser manuseada com cuidado. O ideal é deixar os problemas com a bateria automotiva sempre nas mãos de profissionais. E se você, por algum motivo, precisar lidar com a bateria, nunca utilize anéis ou outros materiais condutores de eletricidade.

Qual a hora certa de trocar a bateria?

Cada modelo de bateria tem uma vida útil diferente, por isso, é preciso estar atento ao tempo de utilização da sua.

Um problema muito comum e grave com relação à bateria e que acontece muito por falta de experiência de quem troca a peça é a oxidação que se forma em volta dos bornes, impedindo o contato. Trata-se de corrosão de cor esverdeada que se forma devido ao transbordamento do líquido da bateria entre os bornes e a base de plástico.

O problema acontece quando, na troca da bateria, os contatos (aquelas braçadeiras que ficam bem apertadas) não são abertos corretamente e, na pressa, quem está trocando tenta encaixar dando algumas pancadas. Isso danifica a base de plástico da caixa da bateria e a corrosão pode também danificar toda a fiação. Neste caso, é necessário trocar imediatamente a bateria.

Quais os tipos de bateria existentes?

Informe-se corretamente sobre a bateria certa para o seu carro, pois há um encaixe ideal para os terminais e, quando a peça não é a correta, não há cabo suficiente para ligar a bateria ou pode haver mau contato. Você encontra essas especificações no manual do veículo.

Veja os tamanhos e modelos existente e faça a escolha certa:
– Tamanho 65 com terminais na parte superior — veículos grandes
– Tamanho 75 com terminais laterais — veículos compactos a médios
– Tamanho 24/24F com terminais na parte superior — veículos para cidades
– Tamanho 34/78 com duplos terminais — veículos de grande porte
– Tamanho 35 com terminais na parte superior — veículos desportivos, comum em marcas japonesas.

São vários modelos os modelos de baterias, que servem para veículos diferentes, mas há uma diferença que todo motorista precisa saber: se a sua bateria é selada ou não selada. A primeira não exige muitos cuidados, mas não pode ser recarregada. Já a bateria não selada exige checagem de tempos em tempos e você poderá realizar recarga. Para este último tipo, é recomendada manutenção feita por profissional a cada semestre.

Qual a melhor bateria para o seu veículo?

Sempre cheque as especificações corretas no manual do seu carro e confira se a bateria oferecida pelo vendedor tem o selo do Inmetro.

Mas, há algumas dicas simples que podem ajudar a escolher a melhor bateria de carro:

  • Opte sempre pelas baterias de amperagem/hora maior, conforme o tamanho específico para seu carro.
  • Observe os termos e tempo de garantia. Veja se há garantia para sobrecarga; se é uma bateria original com garantia de fábrica e se alguma situação anula a garantia.
  • Se o carro tiver adicionais como som e ar condicionado, prefira uma bateria de carro com maior capacidade.
  • Compre baterias com no máximo 6 meses desde sua produção (na lateral da peça há um código que indica a data de embalamento).

Se a bateria arriar, peça ajuda a um profissional!

Mesmo seguindo as nossas dicas, imprevistos acontecem e a bateria do seu carro, pode te deixar na mão, quando você menos espera. Caso isso aconteça, conte com um socorro mecânico confiável.

A SOS Canguru trabalha com baterias de qualidade e pode orientar você na melhor escolha para o seu carro em uma situação de emergência. Atendendo a Baixada Santista, com diversos serviços, como: guincho, troca de pneus e bateria, além de abrir carro através de um chaveiro automotivo, para que você não fique na mão na hora que mais precisa.

Guarde nosso contato com você, para que você seja socorrido em uma necessidade. Nossos contatos são (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687, WhatsApp ou formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.