Certamente ninguém quer passar pela situação de ter a bateria do carro arriada, principalmente se estamos a caminho de algum compromisso ou na estrada, por exemplo.

Por isso, nesse post, elencamos alguns motivos que podem fazer a bateria automotiva pifar e deixar você a pé. E, para ajudar, apresentamos também o que você pode fazer para resolver esse problema e não ter gastos desnecessários.

A bateria do carro arriou. O que pode ter acontecido?

Uma situação pela qual todo mundo pode passar: entrar no carro, virar a chave no contato e a bateria não dar nem sinal de vida. Calma! Não pense em trocar a peça imediatamente, pois há alguns motivos que podem tê-la feito arriar. Veja quais são:

O primeiro e mais corriqueiro é que você pode ter esquecido de desligar algum equipamento elétrico, que ficou funcionando por muito tempo e acabou consumindo toda a bateria. O kit multimídia, a lanterna, as luzes internas e os faróis são os principais consumidores de bateria.

Neste caso, basta conectar o carro a outro automóvel ou outra bateria e fazer a famosa chupeta, que o seu veículo volta a funcionar normalmente.
Outro motivo é o fato de a bateria pifar mesmo, ou acabar, e aí, não tem jeito, é preciso comprar uma nova.

E uma outra possibilidade é ela ter arriado por não ter sido recarregada por algum problema no alternador, por exemplo. Neste caso, fique atento para não trocar a bateria sem resolver o problema, pois o carro vai voltar a funcionar, mas ela vai arriar em algumas horas novamente, já que o problema não estava nela, mas na recarga.

Outros motivos que podem consumir a sua bateria sem que você se dê conta são:
– o rastreador, caso o veículo tenha um;
– o alarme desconfigurado e
– a chave virada na ignição.

A descarga acontece porque a bateria é acionada sem que o motor esteja rodando, ou seja, ela não é retroalimentada pelo alternador e vai perdendo a carga aos poucos.

Fique atento se não há fuga de carga

A fuga de carga acontece quando o consumo de energia do carro é maior do que o programado. Isso pode ocorrer, por exemplo, no caso de cabos estragados, que acabam demandando mais do componente, ou ainda um curto-circuito ou adaptações realizadas em sons, que acabam consumindo mais energia do que a estrutura do carro permite.

Não deixe o carro sem funcionar por longos períodos

É importante destacar que enquanto o carro está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Alarme, rádio, relógio digital e painel demandam uma pequena quantidade de energia que, em longo prazo, vão fazer com que a bateria descarregue.

Portanto, ainda que você não use o carro com frequência, crie o hábito de ligar o motor de vez em quando. E jamais deixe a bateria desconectada só porque o veículo não está em uso, pois os automóveis modernos têm muitos componentes eletrônicos que podem desconfigurar no caso de não receberem carga continuamente.

O frio também pode ser um adversário

As baterias tendem a pifar mais no frio, pois, ao dar a partida, a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível e deixa o óleo mais grosso e viscoso, exigindo mais esforço do motor para ser acionado e demandando maior carga de energia. Além disso, a bateria produz energia elétrica a partir de uma reação química e, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil de essa reação ocorrer.

Em caso de falha na bateria

Caso a bateria deixe você na mão, não tente resolver por conta própria. Acione um socorro mecânico e deixe o problema nas mãos de profissionais, para evitar transtornos e prejuízos maiores.

Agora que você já entendeu o que pode fazer sua bateria arriar, se tiver qualquer problema e estiver pela Baixada Santista, a SOS Canguru realiza socorro mecânico, trocando bateria automotiva e pneus, abertura de carro através de chaveiro automotivo, entre outros.

Precisou de ajuda? Recorra à nossa equipe! Tenha consigo os nossos canais de comunicação, para em uma possível emergência, você não ficar na mão! Você poderá falar conosco, através dos telefones (13) 3222-5401 | (13) 3221-5687, WhatsApp ou formulário do site.

______________

A SOS Canguru está localizada em Santos/SP, atuando há mais 25 anos com serviços de guincho, troca de bateria para carro (com as melhores marcas do mercado: Bateria Moura e Bateria Heliar), chaveiro automotivo, troca de pneus e socorro mecânico de modo geral.